terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme da semana: "A última dança"

Andei pensando , e achei que seria legal se toda semana eu  postasse um filme sobre dança aqui no "A ponta da bailarina", e o filme do qual vou falar essa semana é: "A última Dança".


Sinopse: Quando uma companhia de dança de Nova Iorque mundialmente conhecida, a Dance Motive, perde o seu brilhante diretor artístico, Alex Mcgrath (Matthew Walker), vítima de um derrame cerebral, não só a Dance Motive perde o seu fundador e gênio criador, mas sem ninguém para tomar a sua frente e substituí-lo, significa o fim da companhia também.

Alex deixou um grande legado de dança entre os quais uma famosa coreografia criada há sete anos, mas jamais apresentada. A companhia agora vê a chance de se manter unida estreando esta obra. Entretanto, para que isso aconteça, eles precisam chamar os três dançarinos originais, Travis McPhearson (Patrick Swayze, Chrissa Lindh (Lisa Niemi) e Max Delgado (George Delapena) que haviam abandonado o grupo. Os três decidem se unir, lutando contra o tempo e contra relacionamentos mal-resolvidos, assumindo a mesma coreografia que havia encerrado suas carreiras de forma traumática.



"A última Dança", além de ser um filme, na minha opinião,muito bom,  mostra o amor pela 
dança e que mesmo tendo problemas inter-pessoais entre os 3 bailarinos, eles dançam pela última vez juntos, em memória de seu falecido coreógrafo.

Aqui vai o trailer pra vocês






OBS: Não achei o trailer dublado, então postei em inglês mesmo..Sorry! Qualquer coisa, usem a legenda do youtube xD

A coreografia, a música, os passos são realmente demaaaais. Vale a pena assistir, então vá correndo para  locadora mais próxima, prepare a pipoca e bom filme =)

The Juilliard School II


Assim como eu havia prometido, aqui vai uma explicação básica sobre The Juilliard School.

The Julliard School, tem como objetivo central educar músicos, bailarinos e atores para serem os melhores no que fazem e para se tornarem verdadeiros mestres em suas profissões. 

Localizada em New York - Estados Unidos, gradua alunos nas áreas de dança, música e dramaturgia. Em meados de 1905, quando foi fundada, era somente conhecida como Institute of Musical Art, a dança em si, só foi estabelecida em Juilliard, em 1951, por Willian Schuman e teve como primeira diretora, Martha Hill.
Juilliard ficou bastante famosa por sua dança Contemporânea combinada com técnicas de Ballet Clássico.

Mas não pense que é só arrumar as malas e pegar o primeiro avião para New York, o processo seletivo de Juilliard é muuuuito rigoroso, fora a concorrência que é grande e o número de vagas por ano é pequeno. E você tem que ter a consciência que uma vez em Juilliard, seu foco será único e exclusivo para os estudos, ou seja, nada de atividades "extra-curriculares" , como um emprego, aulas em outras academias e etc.

 Juilliard aceita somente 24 alunos por ano na área de dança, sendo 12 homens e 12 mulheres, e além disso a admissão é dividida em 4 partes: 

Uma aula de Ballet moderno utilizando a linguagem de passos do mesmo e uma típica aula de Ballet utilizando as barras, assim como saltos, piruetas e etc.
Um coreografia solo de repertório ou original com duração de até 2 minutos.
Uma breve sequência de passos, proposta por um dos "jurados/professor".
Uma entrevista para obter informações sobre os interesses do aluno fora do estúdio de dança e também sobre seus interesses profissionais.

Lembrando que a cada etapa de seleção, vai sendo feita uma espécie de peneira, onde só vai para a próxima etapa quem eles acham que tem chances de crescer em Juilliard

Então, se seu sonho é entrar na The Juilliard School, se esforce, pratique e estude muuuuito, pois se você se esforçar bastante e correr atrás, pode ser que no futuro você esteja dançando em uma das melhores faculdades de arte do mundo.





The Juilliard School

Estava dando uma lida nos meus e-mails esses dias e um deles me chamou a atenção, era da The Juilliard School. Para quem não sabe, Juilliard é uma das melhores faculdades de dança, drama e música do mundo. (Num próximo post falo um pouco mais sobre isso). Então, voltando de onde parei, abri o e-mail e era a resposta de um outro que eu havia mandado para a adminisração da faculdade, onde eu perguntava o que era necessário (além de talento), para ser admitido lá.


A administração foi suuuper educada e me respondeu mandando um arquivo em PDF  explicando tudo o que é requerido, desde a idade mínima até as formas de avaliação para ser admitido na Juilliard School.


Não preciso nem dizer que meus olhos brilharam quando recebi o e-mail em resposta né?!




Vc pode ler o arquivo aqui:file:///C:/Documents%20and%20Settings/ingrid-01/Meus%20documentos/Downloads/Updated%20Dance%20Application%20and%20Audition%20Requirements.pdf





segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dança, bailarina, dança...



Estava dando uma olhada pela internet e achei um poema muito fofo sobre Ballet e resolvi postar ele aqui.


Poema de Carmen Lúcia Carvalho de Souza


Dança ,bailarina, dança...
Dança,bailarina,dança...
Põe nos teus passos toda a harmonia
E toda a poesia nas pontas de teus pés
Em gestos nobres,faze surgir a fé!!!
Gira,bailarina,gira...
Vai girando e semeando amor,
Mais depressa que as voltas do mundo,
Pra que haja tempo de matar a dor!
Baila,bailarina,baila...
Traze contigo a primavera
Pra florir os campos,florescendo a Terra,
Numa explosão de cores que tua dança encerra.
Faze de tua arte uma suave prece
Capaz de enternecer os corações de pedra
Faze tua música soar tão alto
Calando assim os estopins da guerra!!!
Mostra ao Homem que o teu bailado
Expressa a vida nesse simples ato...
Onde o amor é tudo,onde o amor é nato.
Que em teus saltos ponhas tua garra
Seguindo sempre a luz de teu clarão,
Quebrando muros para unir os povos
Num universo único,onde se dêem as mãos.
Abre tua alma,no esplendor da dança...
Não desistas nunca e verás,enfim,
Bailar no campo,doce e cálida esperança,
Em meio às flores de um lindo jardim...